Photos

Photographer's Note

Série sobre minha viagem a JOÃO PESSOA - Capital do Estado da PARAÍBA - Região NORDESTE do BRASIL - De 02 a 09 de FEVEREIRO de 2009 - Nº 013 !

Series on my trip to JOÃO PESSOA - The Capital City of the State of PARAÍBA - NORTHEASTERN Region of BRAZIL - From February 2nd to 9th, 2009 - #013 !



BOLERO DE RAVEL - RAVEL'S BOLERO - The "PRAIA DO JACARÉ"/ALLIGATOR'S BEACH is a fluvial one, by the waters of the "RIO PARAÍBA"/PARAÍBA RIVER, some 8km away from CABEDELO's downtown and 10km from JOÃO PESSOA's downtown. Pretty close to its mouth, the river is wide, deep and calm! The perfect spot to see one of the most beautiful sunsets! Some years ago, one man (called JURANDY, later on JURANDY DO SAX) started playing his saxophone in a boat while the sun would disappear in the horizon! Usually the last notes match perfectly to the end of the phenomenon! Today, it's a tourist attraction, but still a pretty enjoyable one! In the several restaurants by the river, lots of other players and singers present lively musical shows and people have delicious and relatively cheap seafood!

THERE ARE TWO OTHER WS VERSIONS OF THE SAME PICTURE.

MAP OF THE CITY AND GREATER AREA:

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=jo%C3%A3o+pessoa&um=1&ie=UTF-8&split=0&gl=br&ei=-qqZSZa0Dp3etgeJ-d21Cw&sa=X&oi=geocode_result&resnum=1&ct=title

FOR THE PORTUGUESE SPEAKERS:

"PRAIA DO JACARÉ
Há 08 km de CABEDELO, cidade a que pertence e a 10 km de JOÃO PESSOA, Estado da PARAÍBA, lá está ela! Não tem jacaré e é uma praia fluvial do Rio Paraíba, porém o cenário é belíssimo. Quieta como as águas do rio que corre sem pressa, profunda como o leito daquela correnteza, poética como o Bolero de Ravel que é executado diariamente para embalar o sol poente. A Praia do Jacaré tem um encanto único, um mistério no ar. Se observada com o coração aberto, percebe-se uma energia de aconchego e paz, pode-se sentir uma brisa acalentadora ou um sol majestoso que parece convidar-nos a todo momento a esperar pelo seu crepúsculo, orgulhoso por ser diariamente homenageado. Numa extensão de aproximadamente 1000 metros encontram-se um calçadão e 06 bares e restaurantes todos de frente para o poente! Por que? Porque é nesse cenário que acontece um dos mais belo por do sol do Brasil, a partir das 16 horas começa a procura por um lugar nos bares para assistir o espetáculo com o Bolero de Ravel executado por Jurandy do sax. O "Friends" é o mais procurado e logo fica lotado, pois é lá que Jurandy do sax finaliza a apresentação, inicia em um ponto qualquer as margens do Rio Paraíba e dirige-se em uma pequena embarcação executando o Bolero numa versão melódica que segundo o artista é uma oração, até o píer do "Friends" onde é recebido pelos violinistas: Paulo Barreto, Dario e Antonio Gomes que se revezam diariamente para tocar junto com Jurandy que após aportar, iniciam juntos uma versão rítmica do Bolero com a particpação da banda do Friends. O último raio de sol geralmente coincide com o ultimo som do Bolero. Em seguida Jurandy toca musicas regionais, como "Asa Branca", "Meu sublime Torrão" e "Paraíba" entre outras e finaliza assim sua missão naquele dia. Quem permanece nas partes externas da praia: trapiches dos bares ou calçadão, pode as vezes se deliciar com a imagem do ultimo raio de sol e a presença no lado oposto da Lua cheia nascendo, após o por do sol o poente muda varias vezes de cor, é como se a natureza trocasse o pano de fundo como num teatro em uma grande peça, e no momento final da transição entre o dia e a noite o céu se veste de um manto azul tão brilhante que as estrelas reluzem com uma luz mais intensa, pena que nem todos podem ver, e preciso permitir que aflore sua sensibilidade e se deixar levar pela magia do momento, sem medos.
Se você estiver no "Friends', o espetáculo não terminou, as 18h é encenado a "Ave Maria de Schubert" executada pelos violinos e banda do Friends. Agora, você pode agradecer ao seu Deus, pois conheceu um dos lugares mais belos e energizados do mundo, se você concordar comigo, você esteve na praia do Jacaré!"


SOME PICTURE DATA:

Make: NIKON CORPORATION
Model: NIKON D80
Software: Picasa 3.0
Exposure Time: 10/2000 sec
F-Stop: f/9.0
ISO Speed Ratings: 100
Focal Length: 48 mm
Date Taken: 2009-02-05 17:36
Metering Mode: Pattern
Flash: Flash fired, auto mode, return light detected
File Size: 226 kb

Photo Information
Viewed: 9759
Points: 44
Discussions
  • None
Additional Photos by Neyvan Pecanhuk (npecanhuk) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 10013 W: 58 N: 14449] (79329)
View More Pictures
explore TREKEARTH