Photos

Photographer's Note

A origem da Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição é do ano de 1695, quando foi erguida por missionários carmelitas. Na ocupação do Amazonas predominaram os missionários: Jesuítas, Franciscanos, Mercedários e Carmelitas. Estes últimos substituíram os Jesuítas ao longo do curso dos rios Solimões e Negro. O objetivo era não apenas catequizar os índios, mas também, proteger o território dos espanhóis que naquela época detinham a porção oeste do País.

A Catedral foi erguida de forma muito simples entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro. Por conta da ordem a que pertenciam os missionário que a fundaram, ela foi naturalmente dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Nesse período, Manaus tinha aproximadamente 30 mil habitantes e se resumia a três áreas conhecidas como São Vicente, Remédios e Espírito Santo. A economia era baseada no extrativismo e a atividade comercial era mínima.

Em 1781 a igreja original foi demolida para a construção de uma nova. A capela levantada pelos carmelitas estava em ruínas, então, o governador da Província, Manuel da Gama Lobo Lobo D’Almada ordenou à junta governativa que demolissem a antiga capela para dar lugar a uma nova, no mesmo local, que teria a planta alterada várias vezes até ser constituída em estilo neoclássico. Em 1788 o visitador geral, Frei Caetano Brandão, classificou a catedral como um armazém, quase sem forma de templo, que não possuía sacristia, nem portas. O estilo era o mesmo entre outras igrejas, inclusive a de Nossa Senhora dos Remédios que também se erguia naquela época.

Fonte: www.catedralnsconceicao.org/


All Rights Reserved: Lucas Vieira Copyright. Use in any form is forbiden without the written permission of the photographer.

Direitos Autorais Reservados: A presente fotografia é obra intelectual protegida pela Lei 9.610/1.998 sendo proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio sem a prévia autorização por escrito do autor. Favor contatar Lucas Vieira.

Photo Information
Viewed: 1826
Points: 78
Discussions
  • None
Additional Photos by Lucas Vieira (lucasgalodoido) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 5800 W: 190 N: 7424] (26140)
View More Pictures
explore TREKEARTH